A Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais (FERSAP) acompanha com profunda preocupação e sentido de responsabilidade cívica os recentes acontecimentos que envolveram a exposição pública de nomes de crianças, maioritariamente de origem estrangeira, pela Deputada Rita Matias e o líder do Partido Chega André Ventura, nas redes sociais e na Assembleia da República, respetivamente.
Os Órgãos Sociais da FERSAP reunidos a 10 de julho de 2025, manifestam o seu repúdio por qualquer ato que instrumentalize crianças para fins políticos, expondo-as a riscos de identificação, estigmatização ou discriminação, independentemente da sua nacionalidade, origem ou contexto familiar. A proteção da infância é um valor universal, consagrado na Constituição da República Portuguesa, na Lei e nos princípios fundamentais do nosso sistema educativo.
Mais do que condenar, a FERSAP desafia todas as entidades públicas, partidos e agentes políticos a assumirem um compromisso inequívoco com o respeito pela dignidade de todas as crianças e famílias. Espera-se dos representantes públicos não apenas o cumprimento da lei, mas também o exemplo ético e pedagógico, promovendo uma cultura de inclusão, respeito e responsabilidade social.
A FERSAP relembra que a escola pública é, por excelência, um espaço de encontro, diversidade e aprendizagem para todos. O movimento associativo parental reafirma o seu papel na defesa intransigente dos direitos das crianças e apela a todos os pais, educadores e cidadãos para que se unam na construção de comunidades escolares seguras, solidárias e livres de qualquer forma de discriminação.
Desta forma, a FERSAP coloca-se ao lado das famílias que se sentiram atingidas, bem como se associa a todas as iniciativas que têm sido tornadas públicas por parte de Associações de Pais e reafirma o seu compromisso em agir sempre que estejam em causa os direitos, a segurança e o bem-estar de TODAS as crianças.