A Associação de Pais está constituída – e agora?

A Associação de Pais está constituída – e agora?

Após a eleição dos órgãos sociais surge frequentemente a dúvida – por onde começar? Consulte nesta página algumas sugestões de como iniciar a dinamização da Associação de Pais.

O que fazer?

Após a eleição, reunir a direção/órgãos sociais, discutir os assuntos imediatos, traçar objetivos e metas, elaborar um plano de trabalho objetivo, distribuir tarefas entre os seus membros.

Criar, se ainda não existir, o email institucional, um blog da associação e uma página no Facebook.

Solicitar à direção da escola/agrupamento para incluir no website da mesma um espaço para a associação de pais, onde se possa colocar informação, como os estatutos, lista dos órgãos sociais, convocatórias, contatos e um formulário online para inscrição de sócio.

Enviar às autarquias locais (junta de freguesia e câmara) e às estruturas do MAP (FERSAP, CONFAP, união/federação concelhia e outras APs) a informação sobre os novos órgãos sociais eleitos.

Em colaboração com a escola, enviar informação aos pais dos alunos do estabelecimento de ensino, na qual devem constar a súmula dos objetivos da associação e os respetivos contatos e endereços do email, do blog e da página no Facebook. Na mesma informação, poderá fazer um apelo para se inscreverem como sócios, com uma tira destacável onde devem figurar o nome e contatos do sócio, e na qual se pede para ser reenviada à associação, por email ou através de outros meios a combinar com a direção.

Reunir periodicamente com os representantes de pais da turma e com a direção do agrupamento/escola para identificar problemas e possíveis soluções.

Apoiar na comunicação aos pais e encarregados de educação as deliberações emanadas pelos órgãos de gestão da escola e pela Associação de Pais, assim como, os eventos das estruturas locais e nacionais do movimento associativo de pais.

Ter um livro de recibos das quotas, que pode ser igual ao usado nos condomínios, ou criado em computador. O movimento das quotas deve ser lançado em livro próprio, ou no computador em Word ou de Excel. O valor da quota é estabelecido em assembleia geral da associação. Pode ser determinado um valor mínimo e, também, de acordo com a natureza da associação, o pagamento voluntário da quota.

Elaborar uma base de dados e ficheiro de sócios em formato digital.

A recolha de fundos e donativos, como parte da atividade da associação, pode ser feita através de eventos, magustos, festas de natal e de fim de ano, festivais gastronómicos e outras iniciativas. Podem também ser estabelecidos protocolos e parcerias com entidades e empresas, que colaborem e patrocinem eventos e iniciativas.

Formalizar com o diretor da escola ou agrupamento os procedimentos para o relacionamento mútuo, desde a marcação de reuniões à troca de informações e outras formalidades previstas na Lei das Associações de Pais, incluindo as normas de participação da AP no Conselho Pedagógico (Art. 34.º do DL 137/2012).

Organização da associação

Para manter uma boa organização da associação, recomendamos a execução das seguintes boas práticas:

Passos para a criação da APEE

Adesão à FERSAP, CONFAP e concelhia

Minutas de documentos

Consulte aqui